Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Pesquisa mostra que o cenário é de cautela e pouco otimismo entre os empresários


A pesquisa “Fotografia atual dos negócios, acesso aos programas de apoio aos empresários e perspectivas de recuperação”, realizada pela Boa Vista com empresários de todo o Brasil, demonstra que, pouco mais de três meses após o início da crise ocasionada pelo novo coronavírus, o cenário é de cautela e pouco otimismo. Segundo o levantamento, 57% das empresas acreditam que vai demorar seis meses ou mais para a recuperação dos negócios. A forte retração das vendas (77%) reflete, negativamente, no faturamento de 78% das empresas e de 76% no fluxo de caixa. A pesquisa ouviu 1.260 empresários dos setores da indústria, comércio e serviços.
No que se refere ao quadro de funcionários, mesmo com a crise, 59% das empresas informam que não demitiram.  Por outro lado, apenas 3% delas contrataram e 38% diminuíram o quadro funcional, principalmente no setor da indústria e nas médias e grandes empresas. As principais ações para a diminuição de quadro foram: demissão (50%), suspensão temporária de contrato (26%) e redução da jornada (24%).
O levantamento feito pela Boa Vista também constatou que, em média, 45% das empresas estão pagando apenas parte dos seus compromissos. Os micro e pequenos empresários são os que mais vêm sofrendo esse impacto, pois o fluxo de caixa dos mesmos é naturalmente menor.
Segundo o estudo, em média, 39% das empresas buscaram por apoio financeiro, inclusive em mais de uma instituição. Os bancos privados foram os mais procurados (40%), seguidos de instituições públicas (21%) e procura por familiares e amigos (14%).
Perguntados sobre obtenção de crédito, 49% dos empresários já conseguiram ou estão em vias de receber o crédito solicitado. Mesmo assim, quase metade não obteve sucesso nesta busca (51%). Entre os fatores estão o desconhecimento dos programas do governo (24%) e as exigências impostas (23%), aquém das possibilidades principalmente das PMEs.
Para 38% das empresas que adquiriram empréstimo, os recursos serão destinados para alavancar o capital de giro e 37% disseram que o destino será o pagamento de dívidas. Mesmo conseguindo crédito, para 78% das empresas, o valor concedido será insuficiente para cobrir todos os compromissos financeiros.

Fonte: Revista Anamaco