Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Vendas no varejo crescem 5,2% em julho e têm a terceira alta seguida no ano


O volume de vendas do varejo cresceu 5,2% em julho em relação ao mês anterior, após a alta recorde de 13,3% em maio e de 8,5% em junho. Esse é o maior resultado para o mês da série histórica, iniciada no ano 2000, e a terceira alta seguida no ano. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje - 10 de setembro -, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com o resultado, a média móvel trimestral cresceu 8,7% no trimestre encerrado em julho. Na série sem ajuste sazonal, em relação a julho de 2019, o comércio varejista registrou incremento de 5,5% e, no acumulado dos últimos 12 meses, a alta é de 0,2%.
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas cresceu 7,2% em relação a junho, enquanto a média móvel do trimestre foi 11,2%. Em relação a julho de 2019, o varejo ampliado cresceu 1,6%, interrompendo a sequência de quatro meses em queda. O acumulado nos últimos 12 meses foi de retração de 1,9%.
Considerando o impacto da Covid-19 no comércio varejista ampliado, houve queda de 6,5% nas empresas que sentiram o reflexo da pandemia, enquanto nas que não relataram impacto houve crescimento de 2,8%.
O volume de vendas do comércio varejista ampliado, frente a julho de 2019, mostrou avanço de 1,6%, interrompendo sequência de quatro meses em queda. Assim, o varejo ampliado recuou 6,2% no indicador acumulado do ano, contra queda de 7,6% registrado até junho de 2020. Ainda assim, o indicador acumulado nos últimos doze meses, ao passar de -1,4% até junho para -1,9% até julho, apontou aceleração no ritmo de queda.
Na série com ajuste sazonal, na passagem de junho para julho de 2020, o comércio varejista ampliado cresceu 7,2%, após  as altas de maio (16,5%) e junho (11,1%). Nesse cenário, o setor de material de construção avançou 6,7%.
Frente a julho de 2019, o varejo de material de construção registrou alta de 22,7%, a segunda taxa positiva consecutiva, nessa comparação (22,6% em junho de 2020 contra junho de 2019). O indicador acumulado no ano até julho mostra 1,9%, invertendo o sinal quando da comparação com o mês de junho (-2,0%). Com isso, o indicador acumulado nos últimos doze meses ganha ritmo ao passar de 1,4% em junho para 2,8% em julho.

Fonte: Revista Anamaco