Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Vendas maiores em setembro



Os resultados de setembro da pesquisa Termômetro Anamaco, realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) para a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) mostram que o percentual de assinalações de vendas em alta subiu frente a agosto, passando de 42% para 50%.
Do ponto de vista regional, a melhora na percepção das vendas foi puxada pelas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. No Sudeste, o percentual de revendedores que disseram ter percebido aumento nas vendas passou de 32% para 44%. No Sul, subiu de 44% para 59% no Sul, enquanto no Centro-Oeste, de 49% para 53%. No outro extremo, caíram de 46% para 44% no Norte e de 60% para 54% no Nordeste. Em setembro, as regiões com menores níveis de otimismo foram Norte e Sudeste, onde as indicações de queda ou estabilidade das vendas no mês somaram 56%.
Considerando as empresas segundo as principais categorias de produtos comercializados, o destaque positivo ficou por conta do segmento de material hidráulico, com 64% de assinalações de crescimento. Os setores de pintura e revestimentos cerâmicos ficaram logo atrás em termos de assinalações otimistas: 56% e 57%, respectivamente. Pequenas oscilações foram registradas nos segmentos de material básico e elétrico. Com isso, estabilidade e queda somadas predominam: 56% e 55%, respectivamente.
O levantamento aponta que, quando se observa o total das respostas, independentemente da especialidade de cada varejista, os maiores crescimentos de vendas em setembro continuaram sendo sentidos em produtos básicos: 37% contra 33% em agosto. Seguiram-se tintas (19% contra 25%) e revestimentos cerâmicos (17% contra 15%).
O levantamento constatou, ainda, que, em nível nacional, a percepção dos varejistas permanece, majoritariamente, otimista quanto ao desempenho das vendas nos três meses anteriores à pesquisa. Para 53% dos entrevistados, as vendas registraram alta entre julho e setembro. Na edição anterior, esse percentual era de 54%. Já a parcela dos que reportaram queda passou de 11% para 10% e a dos que observaram estabilidade subiu de 35% para 37%.
O maior nível de otimismo foi percebido, mais uma vez, na Região Sul. Por lá, 63% dos lojistas garantem que registraram alta nas vendas, contra 57% na pesquisa anterior.  Houve ligeira melhora no Sudeste, 48% contra 46% em agosto. Porém, uma vez mais, o Sudeste foi a Região com menores níveis de otimismo. Em todas as demais, essa percepção foi majoritária, permanecendo acima de 50%.
O estudo aponta que a percepção de crescimento nas vendas no último trimestre antes da pesquisa recuou, ligeiramente, nos segmentos de revestimentos cerâmicos (de 73% em agosto para 61% em setembro) e produtos básicos (de 54% para 49%).
Foram registradas altas nas assinalações de crescimento das vendas nos últimos três meses nos setores de pintura (de 45% para 48%), material hidráulico (de 58% para 60%) e material elétrico (de 54% para 58%) sempre na comparação entre agosto e setembro.
Apesar da alta, o segmento menos otimista foi o de pintura, no qual a soma das indicações de estabilidade e de queda nas vendas no trimestre anterior à pesquisa chegou a 52%.
O Termômetro revela que as expectativas para o comportamento das vendas nos próximos três meses apresentaram ligeira oscilação, recuando levemente. Entre os entrevistados, aqueles que esperam alta nas vendas retraíram de 46% para 44%. No outro extremo, expectativas de queda foram apontadas por 16% dos entrevistados em setembro contra 14% em agosto.
O padrão de respostas se manteve idêntico ao mês anterior no Sudeste, com 40% de assinalações de alta. O otimismo quanto ao desempenho das vendas nos próximos três meses recuou no Centro- Oeste (de 41% para 37%), no Norte (de 51% para 46%) e no Sul (de 53% para 40%), tendo se elevado apenas no Nordeste (de 52% para 58%).
Considerando os varejistas segundo as principais categorias de produtos vendidos, os mais otimistas quanto ao comportamento futuro das vendas foram os especializados em pintura (56%). Em seguida, surgem os lojistas de material elétrico (48%) e revestimentos cerâmicos (41%).