Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Crédito deve crescer em 2020



A carteira total de crédito no País deve crescer 9,4% em 2020 na comparação com o ano anterior. É o que mostra a última edição da Pesquisa Febraban de Economia Bancária realizada entre os dias 23 e 30 de setembro. O resultado mostra revisão das projeções em relação ao levantamento anterior, realizado em agosto, segundo o qual a carteira total deveria crescer 6,3%.
O estudo é feito a cada 45 dias, logo após a divulgação da ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). Em setembro, 19 bancos participaram da pesquisa, que tem como objetivo captar as percepções das instituições financeiras sobre a última ata do Copom e as projeções para o desempenho do mercado de crédito para o ano corrente e o próximo.
De acordo com o último levantamento, a melhora na avaliação do cenário é resultado, principalmente, da revisão para cima do desempenho do crédito direcionado, cuja previsão de expansão mais que dobrou, passando de 3,0% (agosto) para 7,1% (setembro). Os bons resultados são fruto, principalmente, do sucesso dos programas de crédito público implementados pelo setor bancário.
Para o crédito livre, as revisões também são positivas, com crescimento esperado passando de 8,6% para 10,7%. Neste segmento, a alta foi puxada tanto pelos empréstimos destinados às empresas quanto às famílias.
Para os clientes Pessoa Jurídica (PJ), a projeção passou de uma alta de 12,3% (na pesquisa de agosto) para 15,7%. Já a projeção para a carteira de crédito destinado aos clientes Pessoa Fisica (PF) também melhorou, de 5,6% para 6,7%. Esse aquecimento é influenciado tanto pela recuperação da atividade econômica quanto pela continuidade da elevada demanda por capital de giro pelas empresas, que vem sendo suprida pelos bancos.
Para 2021, a pesquisa também captou melhora, embora em menor magnitude. O desempenho esperado da carteira de crédito total passou de alta de 7,0% para 7,2%.
O levantamento mostra, ainda, que para a grande maioria dos participantes (94,7%) a taxa básica de juros deve fechar o ano em 2,0% aa. Nenhum dos respondentes acredita que o Copom fará cortes na Selic em sua próxima reunião (27 e 28 de outubro). Apenas 5,3% esperam redução de 0,25 pp na reunião de dezembro.
No geral, os participantes (94,6%) entendem que a recente alta dos preços dos alimentos não deve ser suficiente para pressionar as projeções de inflação em 2021 e alterar condução da política monetária.
Em relação às projeções para o PIB de 2021, metade dos participantes (52,6%) espera crescimento de 3,5%, em linha com o consenso do mercado. Para 26,3%, a redução dos estímulos do governo e um cenário econômico deteriorado deve gerar revisões para baixo do desempenho da atividade econômica. Enquanto 15,8% esperam crescimento superior ao que aponta o mercado, impulsionado pela aprovação de uma vacina contra o novo coronavírus, Selic baixa, demanda reprimida dos consumidores e utilização da poupança formada nos últimos meses.