Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Varejo da construção fecha trimestre em alta, impulsionado por auxílio emergencial



No início da pandemia, o setor da construção civil como todos os demais setores sofreu um forte impacto no volume de vendas. Porém, o varejo do setor demonstrou forte resiliência e adaptação às novas demandas durante a crise. Ao longo dos últimos cinco anos, o setor aprendeu a conviver com o decréscimo do Produto Interno Bruto (PIB) e a constante crise no segmento tornando-o preparado e criativo para enfrentar novas dificuldades.
Nesse cenário, o indicador Juntos Somos Mais, que apura as vendas de indústrias para o varejo da construção, mostra que, no terceiro trimestre, o setor teve uma performance aproximadamente 30% melhor do que no período pré-Covid. A parcial de outubro indica continuidade no comparativo, com crescimento também de 30%.
Com um ecossistema que reúne mais de 80 mil varejistas, 500 mil profissionais da construção civil em todo Brasil e mais de 20 empresas de serviços e indústrias ligadas à construção civil, a Juntos Somos Mais vem acompanhando o desempenho do setor ao longo dos meses.
No início da pandemia, em abril, a expectativa em relação ao desempenho de vendas para 2020 era muito ruim. Mas, a pesquisa mais recente, realizada em outubro, aponta que 89% acreditam que este ano será de crescimento no faturamento em relação ao ano anterior e 11% que será similar a 2019.
A alta na demanda e a mudança de perspectivas implicaram em desafios de produção para a indústria. O estudo indica que, em outubro, 66% das indústrias disseram ter aumentado a produção, com 44% operando no limite produtivo. Além de restrições de capacidade produtiva, também há dificuldades em se conseguir matérias-primas como embalagens, cobre e outras.
A pesquisa mostra que há vários fatores contribuindo para o desempenho do setor. O primeiro deles está ligado a uma mudança de comportamento do consumidor que, estando mais tempo em casa, tem valorizado mais a sua casa e classificado “pequenas reformas” como um “item importante, não supérfluo”. A taxa de juros nos menores patamares da história conjugada com um déficit habitacional que cresceu de 2012 a 2017 (último dado disponível) também têm motivado a demanda por obras e reformas.
Entretanto, a partir de análise de dados internos e também indicadores como a Pesquisa Mensal de Comércio e a Pesquisa Mensal Industrial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dados do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC), Entidades de Crédito Imobiliário (Abecip) e Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), a área de Inteligência da Juntos Somos Mais concluiu que o auxílio emergencial foi responsável por 75% do crescimento. “O setor deve continuar se beneficiando do aporte gerado pelo auxílio emergencial. Estimamos que por volta de 17,3% do faturamento do setor entre maio e agosto de 2020 tenha vindo desta fonte”, comenta Ivan Ormenesse, responsável pela área na Juntos Somos Mais.
O fim do auxílio emergencial, entretanto, traz incertezas sobre cenários de crescimento no próximo ano. Ainda assim, 89% das indústrias pesquisadas esperam aumento de faturamento em 2021, sendo que 33% esperam crescimento acima de 10%. A falta de material, entretanto, não deve se repetir na mesma escala atual, já que a expectativa das indústrias pesquisadas é que 78% conseguirão atender a demanda. “A construção civil é uma indústria que depende das expectativas futuras para projetar seu crescimento. Nos últimos anos o setor sofreu com queda de PIB e aos poucos aprendeu a viver na crise”, explica Antonio Serrano, CEO da Juntos Somos Mais.