Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


De olho no material de construção


O cenário de incertezas marcado pelo desemprego e a falta de previsibilidade da economia brasileira leva os consumidores a pensarem muito bem antes de gastar. Essa sensação é refletida na sondagem feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) na qual 66% dos entrevistados dizem não ter planos de compras assim que a pandemia de Covid-19 acabar. Apesar disso, os outros 34% planejam fazer compras no pós-pandemia, e é nesse público que o pequeno empresário deve focar nesse momento.
Na sondagem, que ouviu 400 pessoas na segunda quinzena de setembro, eletrodomésticos e eletrônicos (37%) formam o grupo de maior interesse dos consumidores. Em seguida, está o setor de vestuário e calçados (33%) e material de construção (21%). O turismo é o quarto item da lista com o qual os consumidores pretendem gastar, com 21%.
O estudo também retrata o comportamento do consumidor na pandemia. No resultado geral, cerca de sete a cada dez entrevistados, ou 72%, disseram que mudaram o padrão de consumo durante a pandemia. A redução da renda foi o motivo principal (54%) para as alterações e, mesmo àqueles que responderam que o nível de renda permaneceu o mesmo (40%), fizeram mudanças na rotina caseira.
A pesquisa aponta, ainda, que no isolamento social, a necessidade de ficar mais tempo em casa fez com que 46% dos entrevistados aumentasse em alguma proporção as compras pela internet ou pedidos por aplicativos. Para 24%, o aumento foi pouco, porém, para 22% houve muito mais procura pelo e-commerce. Já um a cada quatro entrevistados não realizou nenhuma compra on-line durante a pandemia.
Os empresários que expandiram os negócios para as vendas pela internet durante a pandemia, devem ficar atentos de agora em diante porque a maioria dos entrevistados, 47%, responderam que o nível de consumo pelo e-commerce no pós-pandemia será similar ao nível anterior ao da crise.
Para 32% dos entrevistados, o ritmo de compras on-line será menos intenso e para 22% será mais intenso. A soma dos níveis igual ou menor, o percentual será de 78%, o que sugere que os varejistas não criem expectativas elevadas no comércio on-line no pós-pandemia, já que esse canal deve servir como suporte às lojas físicas que absorverão a maior parte da demanda.