Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Preço do material de construção puxa a alta do CUB paulista em novembro


O Custo Unitário Básico (CUB) da indústria da construção do Estado de São Paulo, nas obras não incluídas na desoneração da folha de pagamentos, apresentou alta de 0,88% em novembro em comparação ao mês anterior. Com esse resultado, acumula alta de 6,85% em 12 meses e de 6,84% no ano. Os dados são do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e da Fundação Getulio Vargas (FGV). O CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos das construtoras, utilizado na atualização financeira dos contratos de obras.
No mês, os custos médios das construtoras com mão de obra e administrativo (salário dos engenheiros) foram nulos. Já a variação com material de construção foi positiva em 2,34%. As altas em 12 meses foram respectivamente: 3,10%, 1,62% e 13,64%.
Já nas obras incluídas na desoneração da folha de pagamentos, o CUB registrou elevação de 0,95% em novembro sobre outubro. Com isso, no ano, a variação foi de 7,21% e, em 12 meses, somou 7,22%.
Em novembro, os custos médios das construtoras com administrativo (salários dos engenheiros) e mão de obra foram nulos e com material subiram 2,34%.