Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Varejo da construção em alta



Após seis meses consecutivos de crescimento com ganhos acumulados de 32,2%, o volume de vendas do comércio varejista nacional na passagem de outubro para novembro ficou estável, com variação negativa de 0,1%.
No confronto com igual mês de 2019, também houve perda de ritmo, com o varejo crescendo 3,4% em novembro, menos que a alta de 8,4% em outubro. Apesar da desaceleração, o setor se encontra 7,3% acima do patamar pré-pandemia. As informações são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje (15 de janeiro), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  
De acordo com a pesquisa, a queda no consumo de alimentos foi a principal responsável por frear a sequência de altas do setor.
Das oito atividades investigadas, cinco cresceram na comparação com o mês anterior. Nesse cenário, o comércio varejista ampliado, que inclui, além das oito atividades de varejo, veículos, motos, partes e peças e material de construção, manteve o crescimento e registrou a sétima alta no volume de vendas, de 0,6%, em novembro, frente ao mês anterior.
Na comparação com novembro de 2019, o segmento registrou a quinta taxa positiva com aumento de 4,1%, após a alta de 6,1% em outubro. Porém, o varejo ampliado já se encontrava em novembro 5,2% acima do patamar de fevereiro. Com o resultado, no ano, a venda de material de construção registrou alta de 10,1%.