Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Construção civil fecha 2020 em alta e expectativas são positivas para 2021


O indicador Juntos Somos Mais, que apura as vendas de indústrias para o varejo da construção, mostra que, no acumulado de 2020 até novembro, o setor teve uma performance 22% melhor do que no período pré-Covid-19. Em novembro, o resultado foi 48% superior ao registrado no período anterior.
Com um ecossistema que reúne mais de 85 mil varejistas, 500 mil profissionais da construção civil em todo Brasil e mais de 25 empresas de serviços e indústrias ligadas ao setor, a Juntos Somos Mais vem acompanhando o desempenho do segmento ao longo dos últimos meses.
De acordo com a entidade, no início da pandemia, em abril, a expectativa em relação ao desempenho de vendas para 2020 era muito ruim. Pesquisa realizada no dia 17 daquele mês, com representantes das indústrias da construção civil, indicou que apenas 11% acreditavam que o ano teria um faturamento superior a 2019, outros 11% que seria similar, enquanto 22% disseram que a queda seria de até 10%. Outros 56% calculavam que a retração seria entre 10% e 30%.
A pesquisa mais recente, realizada em dezembro, aponta que 89% acreditam que 2020 será de crescimento no faturamento versus o ano anterior e 11% que será similar a 2019.
O estudo destaca que há vários fatores contribuindo para o desempenho positivo do segmento. O primeiro deles está ligado a uma mudança de comportamento do consumidor que, estando mais tempo em casa, tem valorizado mais a sua casa e classificado "pequenas reformas" como um "item importante, não supérfluo". A taxa de juros nos menores patamares da história conjugada com um déficit habitacional que cresceu de 2012 a 2017 (último dado disponível) também têm motivado a demanda por obras e reformas. Entretanto, a partir de análise de dados internos e indicadores externos, a área de Inteligência da Juntos Somos Mais concluiu que o auxílio emergencial foi responsável por 75% do crescimento.
Dessa forma, o fim do auxílio traz incertezas sobre cenários de crescimento no próximo ano. Ainda assim, 100% das indústrias pesquisadas esperam aumento de faturamento em 2021, sendo que 67% esperam crescimento acima de 10%. "Apesar de muitas incertezas sobre este ano, a mudança de comportamento do consumidor em relação à sua casa, taxas de juros em patamares historicamente baixos e o alto déficit habitacional no Brasil devem estimular significativamente a demanda por obras e reformas", explica Antonio Serrano, CEO da Juntos Somos Mais.
Serrano observa, ainda, que movimentos do governo, como o marco legal do saneamento e o lançamento da Casa Verde e Amarela são combustíveis adicionais para a demanda.
Por outro lado, o executivo ressalta que o fim do auxílio emergencial, maior desemprego e a macroeconomia podem prejudicar as expectativas reduzindo investimentos. "Devemos estar preparados para diversos cenários este ano e vamos trabalhar para que a construção civil contribua para o crescimento do Brasil", finaliza Serrano.