Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Brasileiro quer comprar imóvel e reformar a casa



A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) apresenta uma novidade: o Radar Febraban, uma pesquisa, que deverá avaliar, trimestralmente, a expectativa dos consumidores brasileiros sobre temas como: situação da economia e consumo, bancos, pix, proteção de dados e meio de informação. O estudo será realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe).
Em sua primeira edição, o levantamento ouviu três mil pessoas, em todo o País, entre os dias 01 e 07 de março, e revela que é grande o pessimismo dos brasileiros em relação à situação financeira pessoal e da economia do País. O levantamento mostra que a maioria dos entrevistados não acredita na recuperação das finanças pessoais nem da economia em 2021: 54% projetam melhora na condição financeira familiar somente a partir do próximo ano, enquanto 23% estão mais otimistas e preveem uma retomada ainda este ano.
Nesse momento de agravamento da pandemia, aumento da inflação e fim do auxílio emergencial (a pesquisa foi realizada antes da votação da PEC do novo auxílio), os prognósticos sobre desemprego, acesso a crédito, taxa de juros, inflação e poder de compra da população também são negativos.
No horizonte dos próximos seis meses, o acesso ao crédito é o aspecto econômico que desfruta de melhor previsão. Segundo o estudo, 35% apostam na diminuição, enquanto 30% acreditam que haverá aumento no acesso ao crédito.
Por outro lado, confirmando as notícias sobre aumento do desemprego e da inflação, esses são os itens, juntamente com taxa de juros, sobre os quais os entrevistados vislumbram a maior piora nos próximos meses.
No que diz respeito á inflação e custo de vida, 80% esperam que haverá aumento. Também é alto - 76% - o percentual de entrevistados que avaliam que a taxa de juros vai aumentar. Outros 70% estão pessimistas com os rumos do mercado de trabalho e acreditam que o desemprego vai crescer. Também é expressivo o número de pessoas que vislumbram a diminuição no poder de compra do consumidor: 64%.
Um dado importante apurado pelo Radar é sobre onde investir, caso a situação financeira melhore. A boa notícia para o setor da construção é que comprar um imóvel ou promover reformas estão na prioridade dos entrevistados. A pesquisa aponta que 23% pretendem investir na compra de um imóvel e outros 21% manifestaram o desejo de reformar a casa.