Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Confiança do empresário industrial cai pelo quarto mês consecutivo, aponta CNI


O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), registrou retração de 0,7 ponto em abril em relação a março e fechou em 53,7 pontos. Com esse resultado, essa é o quarto recuo consecutivo do indicador, que acumula baixa de 9,4 pontos no ano. Apesar das quedas, o ICEI está acima da linha divisória de 50 pontos e mostra confiança por parte dos empresários. O índice varia entre 0 e 100 pontos.
Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, explica que a queda na confiança na passagem de março para abril foi causada, exclusivamente, pela avaliação das condições atuais das empresas e da economia brasileira. “Há uma visão mais negativa em relação ao momento atual. As expectativas dos empresários para os próximos seis meses até melhoraram moderadamente, mas recuperaram apenas parcialmente a piora do mês anterior”, observa.
Na comparação com abril de 2020, quando o índice refletia os efeitos da pandemia sobre a indústria, o índice mostra alta de 19,2 pontos.