Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Segunda onda de Covid-19 interrompe sequência de altas na atividade industrial


A segunda onda do coronavírus teve um impacto negativo na indústria, que começou a ser sentido em fevereiro deste ano. De acordo com a pesquisa Indicadores Industriais, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), depois de nove altas seguidas nas horas trabalhadas na produção, o indicador teve uma queda de 0,5%.
Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da entidade, observa que o desaquecimento da atividade industrial também provocou retração do faturamento (-3,3%), da massa salarial (-1,1%), do rendimento médio (-1,8%) e da utilização da capacidade instalada (-0,4 ponto percentual). “O emprego foi o único indicador que manteve a sequência de altas. Ele vem crescendo desde agosto de 2020 e, em fevereiro, ultrapassou o nível pré-pandemia, ainda influenciado pela forte recuperação da atividade industrial de meses anteriores. Mas os demais dados mostram a interrupção da tendência de alta, o que pode se refletir no emprego mais para a frente”, afirma.
O estudo aponta que, com a queda, o faturamento real voltou ao nível de novembro do ano passado, desfazendo os ganhos de dezembro e de janeiro. Mesmo assim, o faturamento de fevereiro permanece 4,5% maior que o registrado no mesmo mês de 2020.
As horas trabalhadas na produção apresentam alta de 3,5% entre fevereiro de 2020 e o mesmo mês deste ano. O emprego, por sua vez, está 1,1% acima do observado nessa comparação.
O levantamento mostra, ainda, que a Utilização de Capacidade Instalada (UCI) da indústria caiu 0,4 ponto percentual em relação a janeiro. Apesar da retração, a UCI segue elevada, em 80,2%, considerando a série livre de efeitos sazonais.
A UCI permanece 0,9 ponto percentual acima do verificado no mesmo mês do ano passado (78,4% em fevereiro de 2021 contra 77,5% em fevereiro de 2020, considerando os dados sem ajuste sazonal).