Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Custos com material de construção acumulam alta de 32,06% em 12 meses


O Custo Unitário Básico (CUB) global da indústria da construção do Estado de São Paulo, nas obras não incluídas na desoneração da folha de pagamentos, registrou elevação de 2,23% em maio. Com isso, acumula alta de 7,80% no ano. Na comparação em 12 meses, o aumento é ainda maior: 15,53%. Os dados são do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e da Fundação Getulio Vargas (FGV). O CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos das construtoras, utilizado na atualização financeira dos contratos de obras.
No mês, a alta nos custos com material de construção foi de 2,06% em comparação a abril, acumulando aumento expressivo de 32,06% em 12 meses e de 16,16% em 2021. Nesse contexto, a elevação dos custos médios das construtoras com administrativo (salário dos engenheiros) foi de 2,27% e com mão de obra, 2,36%. Enquanto isso, as variações em 12 meses foram respectivamente: 3,93% e 6,12%.
Odair Senra, presidente do SindusCon-SP, explica que a variação do CUB em maio refletiu a alta dos preços do material de construção e o reajuste salarial de convenções coletivas de trabalho assinadas no mês passado. “A maior preocupação continua sendo a onerosidade excessiva dos materiais que, embora tenha sofrido desaceleração em seu ritmo de alta, continua prejudicando as construtoras e desequilibrando seus contratos de fornecimento de obras públicas e privadas”, afirma.
Já nas obras incluídas na desoneração da folha de pagamentos, o CUB registrou elevação de 2,21% em maio, comparado a abril. Em 12 meses, a variação foi de 16,36% e no ano, 8,18%.  
No mês, a alta dos custos médios das construtoras com administrativo (salários dos engenheiros) foi de 2,27%, enquanto os custos com mão de obra elevaram-se em 2,33% e com material, 2,06%.

Fonte: Revista Anamaco