Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Confiança empresarial sobe 7,9 pontos e consolida recuperação em maio


O Índice de Confiança Empresarial (ICE), do Instituto de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), subiu 7,9 pontos em maio, atingindo 97,7 pontos, o maior nível desde março de 2014, último mês antes da recessão de 2014-2016. No ano passado, o índice havia alcançado 97,5 pontos em setembro, mas entrou numa fase declinante até março de 2021. O ICE consolida os índices de confiança dos quatro setores cobertos pelas Sondagens Empresariais produzidas pela FGV IBRE: Indústria, Serviços, Comércio e Construção.
Após perder 9,4 pontos entre dezembro de 2020 e março deste ano, o Índice de Situação Atual Empresarial (ISA-E) subiu pela segunda vez consecutiva, agora em 5,7 pontos, para 94,9 pontos. O Índice de Expectativas (IE-E), por sua vez, elevou-se em 5,4 pontos, para 95,5 pontos, maior nível desde outubro de 2020.
De acordo com o estudo, em maio, pela segunda vez consecutiva, os destaques setoriais foram, novamente, as altas da confiança do Comércio e de Serviços, os dois segmentos que mais sofreram no bimestre março-abril. Em ambos os casos a alta foi motivada, principalmente, pela melhora das avaliações sobre o estado atual dos negócios. Os índices de confiança da Indústria de Transformação e da Construção também subiram em maio, após quatro meses de queda. No caso destes dois setores, a melhora foi puxada pelo componente de expectativas.
A pesquisa aponta que a confiança empresarial avançou em 82% dos 49 segmentos integrantes do ICE em maio, uma  maior disseminação frente aos 49% do mês passado. Todos os grandes setores registram alta na maioria de seus segmentos, com destaque para Comércio e Serviços.

Fonte: Revista Anamaco